Blog educacional: descritores no mestrado profissional em ensino na saúde (MPES)

Lidianne Mercia Barbosa Malta Rocha, Andréa Marques Vanderley Ferreira, Maria de Lourdes Fonseca Vieira

Resumo


As novas tecnologias, através de meios eletrônicos e atividades interativas de leitura, escrita e interpretação, o que inclui o blog, traduzem mudanças, tratando as mídias e suas ferramentas de acesso e utilização como instrumentos inovadores de ensino e, possibilitando à docência a dinamicidade necessária à construção de novos conhecimentos. O objetivo desse estudo foi criar um blog como recurso educacional para orientar professores e alunos quanto ao uso adequado dos termos finalizadores de resumos de trabalhos acadêmicos. A experiência demonstrou que contendo material didático com informações educativas, foi elaborado na plataforma gratuita de blogs ‘blogger.com’, de forma interativa e dinâmica, um blog educacional ‘Descritores na Produção Científica do MPES’, como produto técnico de intervenção a ser implementado ao Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional de Ensino em Saúde (MPES). Em virtude do Blogger operar dentro dos servidores do Google, optou-se por essa plataforma devido a vasta escalabilidade que a mesma atinge, além da facilidade de manuseio da ferramenta. A estratégia de divulgação ocorreu junto ao público alvo interessado no tema (Profissionais, docentes, preceptores, tutores e discentes de graduação e pós-graduação de cursos da área da saúde e da educação), através de redes sociais e e-mails pessoais e institucionais. De linguagem fácil, clara e objetiva, o link do blog (http://descritoresmpesufal.blogspot.com.br/) foi inserido nos sites oficiais da Instituição de Ensino Superior (IES) e de uma disciplina de conteúdo tecnológico. Os resultados mostraram que o blog foi criado em 12 de agosto de 2016. Até a presente data foram registradas 632 visualizações, com acesso do público brasileiro, francês e norte-americano. Espera-se que as informações sejam visualizadas por professores (preceptores e tutores, inclusive) e alunos, oferecendo a esses usuários um recurso didático como opção adequada de mídia interativa, que desperte para a importância dos termos finalizadores dos resumos (palavras-chave e descritores), representativos dos conteúdos dos trabalhos nos quais se inserem, bem como para a necessidade de usá-los corretamente na indexação das pesquisas científicas desenvolvidas. O blog é de fato uma página interativa, ordenada cronologicamente com atualizações periódicas, mostrando uma dinamicidade maior que o site, este mais estático em relação às alterações que possa vir a sofrer. Sua escolha, como produto de intervenção, facilita o aprendizado e a docência, usando a ciência e a tecnologia, através da interatividade e da comunicação virtual como caminhos de aprendizado e pesquisa, na construção de trabalhos acadêmicos consolidados e preparados para divulgação científica.


Palavras-chave


Tecnologia da Informação; Mídias Sociais; Tecnologia Educacional; Navegador.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v15n37.8079

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr