Participação pública em processos decisórios sobre políticas de ciência e tecnologia: possibilidade de intervenção eficaz contra o risco tecnocientífico

Zenilde Nunes Batista, Vivianne Caroline Santos Sobral, Priscila Canova Mota, Mauricio Vera Failache

Resumo


Este artigo apresenta uma revisão teórica introdutória sobre debates que concernem à questão do risco tecnocientífico atribuído ao desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia. São apresentadas discussões teóricas sobre a Sociedade de Risco como resultado direto da evolução exponencial da Ciência e Tecnologia. Problematizamos sobre como a conscientização das pessoas pode ser um caminho para o engajamento e para a promoção da participação efetiva dos atores sociais nos processos decisórios sobre C&T. Objetivamos enfatizar o campo educacional como um lócus de discussão e engajamento dos atores sobre as questões relativas ao campo CTS. Procuramos estruturar uma discussão através de revisão bibliográfica e concluímos que a participação pública para o controle de riscos está diretamente relacionado à formação educacional, em diferentes níveis.


Palavras-chave


Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação; Participação pública

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DOI: 10.3895/rts.v15n36.8000

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