Universidade, sociedade e urbano: espacialização e significação da instituição dentro do contexto urbano

Izabel Cristina Wagner, Mario Sérgio Cunha Alencastro

Resumo


Pretende-se, por meio deste artigo, refletir acerca da história da universidade ocidental, seus principais modelos institucionais e a espacialização destes juntamente a diversos contextos urbanos. Mediante pesquisa bibliográfica e análises de localização e implantação, conjetura-se sobre a importância da ligação entre a instituição de ensino e a própria sociedade, destacando a relevância do sentimento de pertencimento por parte da comunidade e seu significado juntamente ao meio urbano. As análises de implantação e localização são delimitadas pelos três principais modelos de universidade (alemão, francês e norte-americano), destacando-se um exemplo de cada modelo para análise. Quando do modelo francês, foram apresentados dois exemplos devido à sua proximidade. Desta forma, o artigo visa destacar a importância, não apenas de modelos e metodologias, ou da trajetória histórica da instituição, mas da relação entre espacialização e significado da universidade dentro das sociedades atuais.


Palavras-chave


Educação; História das Universidades; Universidade; Modelos de Universidades.

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DOI: 10.3895/rts.v14n34.7775

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