A imparcialidade da ciência e suas possibilidades para educação CTS

Aline Portella Biscaino

Resumo


O presente artigo busca discutir a perspectiva de Hugh Lacey a respeito da neutralidade da Ciência e, principalmente, a tese da imparcialidade defendida pelo autor. Para isso, faz-se uma abordagem acerca dos valores envolvidos na atividade científica e mais detalhadamente sobre os valores cognitivos no intuito de refletir sobre a Ciência. Defendendo-se que o ensino de Ciências deve ir além de ensinar teorias e procedimentos científicos, versa-se sobre o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na educação científica a fim de problematizar a relação destes com o contexto histórico, social, político e econômico. Por último, os objetivos da educação científica são tratados a partir dessa perspectiva, discutindo a possibilidade de se utilizar as ideias de Lacey para trabalhar a não-neutralidade da Ciência, os valores envolvidos na produção do conhecimento científico, sem, no entanto, recair numa postura relativista da Ciência. O pensamento de Lacey mostra-se como uma alternativa para problematizar a visão do desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia na Educação Básica a fim de promover um ensino com uma abordagem crítica sem recair numa perspectiva relativista ou distante da história da Ciência.


Palavras-chave


Neutralidade da ciência; Hugh Lacey; Imparcialidade; Valores cognitivos; Enfoque CTS

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DOI: 10.3895/rts.v14n31.6895

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