A temática CTS na educação tecnológica

Juliana Ferri, Carlos Cesar Garcia Freitas, Selma dos Santos Rosa

Resumo


Este trabalho teve o objetivo de analisar a inserção da temática Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos cursos de graduação, em uma Universidade Pública Federal no Estado do Paraná - Brasil. Para cumprir com este objetivo efetuamos uma pesquisa descritiva, de caráter quantitativa, mediante análise documental dos cursos, sob a perspectiva do material disponível no website da Instituição. Por conseguinte, complementamos a pesquisa com um levantamento de campo junto aos docentes por meio da aplicação de um questionário eletrônico. O que foi constatado, na instituição, é que institucionalmente a temática CTS não é considerada como algo relevante dentro da educação tecnológica, em nível de graduação, sendo um assunto optativo entre um rol de alternativas dispostas aos alunos. Apesar da maioria dos docentes conhecerem o assunto e terem ciência da importância da temática, este fato não provocou uma mudança efetiva nas propostas dos cursos.


Palavras-chave


CTS; Ensino Tecnológico; Curso Superior.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v14n33.6729

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr