O uso da tecnologia na educação: um debate a partir da alternativa da tecnologia social

Sandra Aparecida Batista, Carlos Cesar Garcia Freitas

Resumo


Este artigo tece reflexões acerca da problemática do uso da tecnologia na educação. Seu propósito é apresentar paralelos entre o uso desta ferramenta mediante concepção tradicional, determinista, linear, de neutralidade e de uma visão ampliada e humanista na perspectiva da Tecnologia Social, que visa essencialmente atender as necessidades humanas. Nesse sentido, há um entendimento de que a tecnologia pode desempenhar papéis de inclusão ou exclusão social, dependendo da forma com que a mesma seja empregada. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de referência sobre os temas educação e Tecnologia Social. Como resultado evidenciou-se que a perspectiva da Tecnologia Social se apresenta como uma alternativa promissora à educação, visto que nesta prevalece o caráter de emancipação do indivíduo e valorização do seu contexto na busca da transformação social.


Palavras-chave


Tecnologia Social; Educação;Tecnologia na Educação

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DOI: 10.3895/rts.v14n30.5784

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