Análise crítica da gestão por competências em universidades federais

Silvana Aparecida Perseguino, Wilson José Alves Pedro

Resumo


Este artigo desenvolve uma reflexão sobre o estágio de adoção do modelo de gestão por competências em universidades federais, pautada em revisão de literatura sobre o tema e em resultados da primeira etapa de pesquisa envolvendo a perspectiva dos gestores da área de gestão de pessoas dessas instituições. De uma amostra de cinquenta universidades, identificou-se oito instituições que adotaram o modelo de gestão por competências, cuja maioria contempla o modelo no nível estratégico de gestão.  Quanto aos referenciais teóricos adotados por essas instituições, alguns são recorrentes e talvez indiquem uma possível aderência com a esfera pública. Mesmo assim, na amostra ficou evidente que o modelo de gestão por competências, apesar de não consolidado no contexto das universidades federais, está em construção e, na visão dos gestores, alguns desafios precisam ser superados relacionados especialmente no que tange a: cultura organizacional, pessoal qualificado, limitações da legislação no setor público e limitações orçamentárias para adequação de sistemas. Também se identificou que o processo de expansão das universidades federais requer novos modelos de gestão e a gestão por competências se insere nessa modalidade.


Palavras-chave


gestão pública; gestão por competências; universidades

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DOI: 10.3895/rts.v13n29.3847

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