Fatores de influência na adoção do internet banking por clientes bancários da terceira idade

Antônio Lisboa Lois Rodrigues Neto, José Marcos Carvalho de Mesquita, Cristiane Fernandes de Muylder

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa é investigar o comportamento do cliente da melhor idade em relação à adoção do Internet Banking. Baseado no modelo teórico de adoção entre não usuários do Internet Banking, proposto por Hernandez e Mazzon (2008), este trabalho pretende adaptar e analisar a aderência do mesmo em um segmento único, a população da melhor idade, diferente dos autores que analisaram o modelo estrutural em um contexto  amplo. Para tal buscou-se amparo na literatura pertinente, a qual busca propor um modelo específico, a partir do modelo dos autores, que mensura as relações dos constructos: Vantagem relativa, observabilidade, demonstrabilidade, facilidade de utilização, testagem, imagem, normas subjetivas, estilo de vida e controle comportamental percebido. Para tanto, foi realizado um survey com 300 correntistas bancários com mais de 55 anos de idade e que não vivenciaram a experiência de utilização do Internet Banking. O modelo foi testado por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontaram que o modelo teve aderência na amostra pesquisada, no total de 9 hipóteses testadas 5 foram aceitas e 4 descartadas. Para a amostra, o estilo de vida foi o constructo que apresentou maior impacto sobre a intenção comportamental e o menor foi a vantagem relativa. 


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DOI: 10.3895/rts.v12n25.3691

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