Ensino de engenharia e inovação tecnológica: como estimular a capacidade de inovar?

Vagner Ricardo de Araujo Pereira, Carlos Roberto Massao Hayashi, Roberto Ferrari Junior

Resumo


Inovação tecnológica é um tema que ocupa lugar de destaque no mundo atual, entretanto, é pouco debatido entre estudantes de engenharia. Um estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Web of Science e Scopus. Na pesquisa as palavras chave “empreendedorismo”, “inovação”, “ensino” e “engenharia” foram cruzadas para responder a seguinte questão: como promover a capacidade de inovar? Os resultados indicam que a solução não é simples, tanto para romper com a metodologia tradicional como criar estratégias de ensino que aproximem a sala de aula da realidade do mundo dos negócios. Este artigo aponta algumas estratégias: o conhecimento da realidade das empresas inovadoras pelo mundo acadêmico, estímulo ao trabalho em equipes multidisciplinares, valorização profissional com ênfase no futuro, visão crítica e ampliada da dinâmica social. Nesse sentido, o campo de estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) pode oferecer importantes contribuições.


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DOI: 10.3895/rts.v12n25.3654

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