O efeito de uma sequência didática de cálculos químicos no contexto da EJA

Kauê Melo Ferreira, Tomas Herrera Vasconcelos

Resumo


Os cálculos químicos são difíceis para muitos estudantes. Discutir esses conteúdos e sua relação com a tecnologia e a sociedade pode contribuir para uma melhora na aprendizagem e na conduta cidadã dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência de uma sequência didática (SD) de cálculos químicos baseados em equações químicas com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os sujeitos desta pesquisa foram 42 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os instrumentos utilizados foram um pré-teste e um pós-teste com questões contextualizadas na perspectiva CTS. O uso da SD mostrou ser uma proposta metodológica satisfatória para melhorar a compreensão dos cálculos químicos e das interações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Os resultados obtidos podem ser um ponto de partida para melhorar a formação dos alunos e contribuir para contornar as dificuldades que apresentam e para que sejam capazes de opinar sobre aspectos do cotidiano.


Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v12n24.3296

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr