Análise do investimento público em educação no Brasil de 2000 até 2011: uma abordagem de elasticidade-renda

Mateus Boldrine Abrita

Resumo


A educação é fundamental para o desenvolvimento de um país, por isso esse estudo visa analisar a relação entre as receitas do Estado e os Gastos públicos em Educação no período de janeiro de 2000 até junho de 2011, utilizando o conceito da elasticidade-renda. Para mensurar essa relação é necessário estimar uma função econométrica e realizar uma Regressão Simples para posteriormente auferir a elasticidade-renda. Se o resultado for maior que uma unidade, os gastos em educação são elevados mais que proporcionalmente aos aumentos da renda do Governo, indicando que a área é prioridade para o país. Entretanto, se o resultado for menor que uma unidade, os gastos em educação são elevados menos que proporcionalmente aos aumentos da receita do Governo dando indícios que a área não é o foco principal. O resultado obtido foi de 0,77 demonstrando que os recursos são canalizados para a área da educação proporcionalmente aos aumentos da renda do governo, indicando que a área não é prioridade para o dispêndio dos recursos.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v9n17.2618

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr