Processo coletivo de aprendizagem e inovação territorial: limites e possibilidades de desenvolvimento local - região do Imbirussú, Campo Grande-MS, 2008-2012

Aparecida Cristina Campello Curado Piccolo , Maria Augusta de Castilho

Resumo


Investigar práticas educativas presentes no cotidiano escolar da Educação Básica e procurar concretamente articular a prática à teoria revelou-se campo fértil na construção de Projeto Político Pedagógico Escolar, pois tal prática favorece reflexões continuadas sobre as possibilidades e os limites presentes na educação escolar. No caso desta pesquisa, entre as interações: Escola -Comunidade Escolar e Tecnologias Sociais, como potencialidades de Desenvolvimento Local. O universo selecionado para a pesquisa foi o da Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e sua comunidade escolar de entorno, localizada no Bairro Nova Campo na cidade de Grande-MS. O estudo foi pautado no método indutivo, com observações in loco e tendo como aporte teórico bibliográfico autores renomados que serviram de apoio para o desenvolvimento do presente artigo. As reflexões sobre tecnologias sociais e as ações do educador/educando, permeiam princípios pedagógicos que podem gerar a produção do conhecimento no âmbito escolar do Ensino Fundamental brasileiro.

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DOI: 10.3895/rts.v9n17.2613

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