Indicadores de penetração e uso da internet por empreendimentos da economia solidária

Reuber da Silva Fonseca , Lucília Regina de Souza Machado

Resumo


Este artigo relata os resultados de uma investigação motivada pela falta de conhecimentos disponíveis sobre como os empreendimentos da economia solidária utilizam os meios eletrônicos para compartilhar saberes e tecnologias sociais, mobilizar recursos e se comunicar com os membros do movimento. Desta forma, este artigo tem como objetivo conhecer e analisar as formas de uso da Internet por empreendimentos econômicos solidários de Belo Horizonte (MG). Dada a natureza do objeto, foi necessário se beneficiar das abordagens metodológicas qualitativa e quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Concluiu-se a partir da amostra estudada, que foi intencional e cobriu doze agrupamentos, que na economia solidária do setor de vestuário de Belo Horizonte encontram-se avaliações favoráveis à inclusão digital, mas que tal posicionamento não significa pleno uso da Internet podendo ser esse classificado como embrionário, ou numa linguagem de Internet, de Web 1.0.

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DOI: 10.3895/rts.v9n16.2604

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