TIC, educação e projeto de trabalho: uma experiência no terceiro setor

Gilmar Luiz de Borb , Áurea Regina Guimarães Thomazi

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um projeto de trabalho no terceiro setor usando as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação). A pesquisa apresentada foi baseada no acompanhamento de experiências com alunos de um curso de graduação tecnológica na área da computação, durante a realização de atividades de um projeto de trabalho. Nesse artigo, são mencionados os conceitos de tecnologias convencional, apropriada e social; o terceiro setor, e a utilização dos projetos de trabalho. Para a pesquisa em questão foi adotado o método qualitativo e se apoiou em autores como: Barbosa (2004), Dagnino (2004), Dowbor (2001), Hernández (1998), Instituto de Tecnologia Social (2007) e Vieira (2001). Os resultados apresentados na referida pesquisa, podem contribuir com professores, alunos e pesquisadores que desejem atuar ao terceiro setor como cenário de aplicação das TIC, agregando os benefícios do trabalho voluntário ao software livre10 e às necessidades encontradas, em grande parte das empresas desse setor, que necessitam de apoio técnico e de recursos para agilizar e melhorar a qualidade de suas atividades.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v9n16.2602

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr