A contribuição da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia: um estudo no assentamento Pastorinha
Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa que investigou as contribuições da observação de tecnologias sociais para o trabalho de campo no ensino de geografia. O objetivo era verificar as mudanças de percepção de alunos do ensino médio frente à dimensão socioespacial do real. Foi realizado um trabalho de campo com alunos de uma escola particular de Belo Horizonte, em um assentamento agrícola. Pesquisou-se em que medida o trabalho de campo, observando tecnologis sociais, poderia facilitar a construção de “ressignificações” na percepção das realidades socioespaciais por parte dos estudantes. O local da investigação - o Assentamento Pastorinha - é ocupado por uma comunidade agrícola que cultiva vegetais orgânicos, comercializados na região metropolitana de Belo Horizonte. A análise dos dados revelou algumas novas percepções e ressignificações dos alunos. Os resultados ressaltaram a importância da observação de tecnologias sociais por meio do trabalho de campo escolar para a construção de significados socioespaciais.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v8n15.2599
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.