Capital intelectual: o valor agregado ao conhecimento da empresa Apple

Adriano Jahn , Renata Silva

Resumo


Em decorrência dos constantes avanços tecnológicos junto à sociedade, a contabilidade tradicional vem enfrentando dificuldades em avaliar as entidades. No contexto da chamada sociedade do conhecimento, além do acervo patrimonial e recursos monetários, a valorização de uma empresa atualmente reside no conhecimento e nas informações criados e gerenciados por ela. Nas organizações o desenvolvimento do capital intelectual nas suas três vertentes - o Capital Humano, o Capital Estrutural e o Capital de Clientes - tem se tornado um diferencial de competitividade no mercado, a exemplo disso, a Apple ganha destaque à pesquisa, pois concilia as três esferas. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, baseando-se na técnica de pesquisa bibliográfica, utilizando como caso a companhia Apple, possuindo, assim, um caráter aplicado e qualitativo. Dessa maneira, com a finalidade de demonstrar a importância do Capital Intelectual junto à empresa citada, o objetivo da pesquisa é a evidenciação do conhecimento organizacional como fator de sucesso para a geração de futuros benefícios.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v7n13.2577

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr