Saber e sentir na prática biomédica
Resumo
O presente artigo tem como objetivo tornar visíveis as tensões entre o saber e o sentir da equipe do Serviço de Transplante Hepático que atua no Centro de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Para tanto, utiliza-se da metodologia de abordagem qualitativa, da etnografia e do estudo de caso como procedimentos técnicos. Os dados foram coletados no período de abril de 2007 a março de 2009, por meio de observação e entrevistas semi-diretivas realizadas com a equipe do transplante. O saber e o sentir estão vinculados a racionalidades que são, em geral, apreendidas como racionalidades separadas, uma racionalidade instrumental (objetiva, fria e calculativa) e outra racionalidade (subjetiva, emotiva. Conclui-se qu,e no campo das tensões entre saber e sentir, a despeito do predomínio do saber, como expressão de uma racionalidade vitoriosa, o sentir aparece como expressão de dor, sofrimento e compaixão.
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v7n12.2570
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2011 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.