Saber e sentir na prática biomédica

Sandra Mara Maciel-Lima , José Edmilson de Souza-Lima

Resumo


O presente artigo tem como objetivo tornar visíveis as tensões entre o saber e o sentir da equipe do Serviço de Transplante Hepático que atua no Centro de Transplante Hepático do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Para tanto, utiliza-se da metodologia de abordagem qualitativa, da etnografia e do estudo de caso como procedimentos técnicos. Os dados foram coletados no período de abril de 2007 a março de 2009, por meio de observação e entrevistas semi-diretivas realizadas com a equipe do transplante. O saber e o sentir estão vinculados a racionalidades que são, em geral, apreendidas como racionalidades separadas, uma racionalidade instrumental (objetiva, fria e calculativa) e outra racionalidade (subjetiva, emotiva. Conclui-se qu,e no campo das tensões entre saber e sentir, a despeito do predomínio do saber, como expressão de uma racionalidade vitoriosa, o sentir aparece como expressão de dor, sofrimento e compaixão.

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DOI: 10.3895/rts.v7n12.2570

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