Compromissos éticos e responsabilidade social: ferramentas de gestão para o setor moveleiro do estado de Santa Catarina

Cristiane Maria Cutas , Alexandre Borges Fagundes , Maclóvia Corrêa da Silva , Nadir Radoll Cordeiro

Resumo


A responsabilidade social pode ser vista hoje, como uma nova forma de gestão, um instrumento para melhorar e consolidar a imagem das organizações, para a abertura de novos mercados e para angariar maior competitividade no mercado globalizado. Várias empresas, nacionais e internacionais, possuem visões ampliadas deste aspecto, considerando a importância dmundo todoeditaas ações para melhorar o bem estar das comunidades em que estão inseridas, dos potenciais colaboradores, das necessidades de preservar e conservar o meio ambiente, e dos papéis dos stakeholders com respeito ao desempenho econômico, com os investimentos e com os retornos financeiros, ambientais e humanos. Observa-se, no atual cenário, que empresas e consumidores buscam a qualidade não somente dos produtos, mas também das ações decorrentes desta atividade. As oportunidades de comercialização no mercado tendem a privilegiar os produtos e os serviços oriundos de indústrias que respeitem os princípios éticos, que são socialmente responsáveis, privilegiem as tecnologias limpas e ao alcance de consumidores desejosos de encontrar um diferencial na imagem e na visibilidade das empresas e dos produtos. Neste sentido caminham as idéias deste artigo, que buscou analisar as ações voltadas à Responsabilidade Social nas indústrias de móveis de um município localizado no interior do estado de Santa Catarina. Apesar de pertencer ao maior parque fabril do estado, no segmento moveleiro, e fazer parte do maior pólo exportador de móveis do Brasil, constatou-se que as ações empresariais relacionadas às práticas de Responsabilidade Social apresentam-se ainda em processo de construção, carecendo de formação de consciência e de mecanismos para gestão de atitudes e comportamentos. A pesquisa compôs-se de referencial teórico e de pesquisa de campo que contribuíram para um melhor entendimento sobre o tema da ética e da Responsabilidade Social, seus aspectos históricos e epistemológicos. A análise e estudo crítico das respostas a questionários propostos para as empresas selecionadas permitiram delinear um panorama de como elas estão lidando com estas questões. Por meio dos resultados conhecidos com a pesquisa de campo e do estudo bibliográfico foi possível situar em que estágio de compreensão encontram-se as empresas com respeito aos compromissos éticos e à responsabilidade social. Ainda faz-se mister trabalhar com estes parâmetros de modo que seja possível traçar estratégias que lhes despertem novos significados no sentido de se contextualizarem como partes atuantes do desejável desenvolvimento equitativo e sustentável para uma sociedade diversa e diferente dos primórdios da industrialização.

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DOI: 10.3895/rts.v6n11.2559

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