Educação técnica e engenharia no pensamento do general Edmundo de Macedo Soares

Alexandre de Sá Avelar

Resumo


O presente artigo pretende oferecer uma contribuição para o estudo do papel desempenhado pela educação técnica e pela engenharia no processo de modernização brasileira, aqui identificada com a expansão capitalista iniciada nos anos 1930 e impulsionada pela indústria. Partese do pressuposto teórico de que esta modernização não envolveu apenas transformações na base material da sociedade, mas também a produção de discursos que procuravam legitimar a hegemonia – em construção - da fração industrial da burguesia brasileira. Desta forma, ganha importância a ação dos chamados intelectuais orgânicos, homens responsáveis pela coesão moral e intelectual da classe dominante. A discussão destes dois temas fundamentais para a hegemonia da burguesia no Brasil – a educação técnica e a engenharia – será abordada sob o ponto de vista de um dos seus mais expressivos intelectuais, o general Edmundo de Macedo Soares.

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DOI: 10.3895/rts.v3n4.2501

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