Formação permanente em economia solidária: o caminho da Rede Mandala para a formação de educadores populares

Gabriela Fernanda Rocha Corrêa, Marilene Zazula Beatriz

Resumo


A Tecnociência Solidária na implementação da Educação Popular e na EconomiaSolidária implica ultrapassar a simples transmissão de tecnologia. Esta pesquisa investigou como a Formação Permanente em Economia Solidária, compreendida como um processo tecnológico, mediada pela Educação Popular pode contribuir para a formação de educadores populares na Rede Mandala. A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com educadores populares que participaram do Curso de Formação Básica em Economia Solidária da Rede Mandala. Os principais resultados indicam que a Formação Permanente em Economia Solidária, por meio da Educação Popular, fortalece e incentiva a troca de saberes e a construção coletiva do conhecimento. O estudo contribui para o debate da não-neutralidade da ciência e da tecnologia, como também da educação, demonstrando a possibilidade da construção de uma cidadania sociotécnica por meio da Formação Permanente em Economia Solidária da Rede Mandala.

Palavras-chave


Educação Popular; Economia Solidária; Tecnociencia Solidária.

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DOI: 10.3895/rts.v20n62.19251

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