Hackathon Meninas Normalistas - inovação pedagógica em tecnologia e divulgação científica para os cursos de formação de professores
Resumo
Museus desempenham um papel social crucial na disseminação do conhecimento científico por meio de atividades educativas informais. Este artigo descreve uma iniciativa inovadora realizada no Museu Ciência e Vida, voltada para estudantes do ensino médio na modalidade de formação de professores: Hackathon Meninas Normalistas. A competição tem como objetivo incentivar estudantes discentes desses cursos a desenvolver competências tecnológicas que possam ser aplicadas em sala de aula. A pesquisa quali-quantitativa foi realizada a partir de um questionário anônimo, auto-aplicado, formado por quinze perguntas fechadas e uma aberta com trinta estudantes. Os achados da pesquisa indicam que as jovens têm pouco contato com atividades de STEM, que não conhecem cientistas e que a participação na competição as fez refletir sobre ciências e a inserção das mulheres nas carreiras nas áreas de STEM. Os resultados são motivadores para os museus de ciência, que têm potencial para engajar meninas ainda na infância sobre temas de STEM.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v20n62.19222
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2025 CC-BY

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.