Letramento digital e extensão universitária no campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Melissa Bertolini Rodrigues, Paula Caldas Brognoli, Luis Marcello Bessa Maretti

Resumo


Diante de um mundo imerso nas artefactualidades tecnológicas, emerge-se a necessidade de se refletir acerca dos desafios do letramento digital. Seu conceito refere-se à capacidade de entender, interpretar e aplicar ferramentas digitais, de modo a possibilitar às pessoas o pleno exercício da cidadania. É representativo de uma competência essencial à extensão universitária, abrangendo habilidades para a adequada utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Seu desenvolvimento busca capacitar os indivíduos no uso das tecnologias e fomentar uma participação cidadã ativa e crítica na sociedade digital. Objetiva-se problematizar o papel da extensão universitária como meio de sensibilizar e realizar o letramento digital, aperfeiçoando a interação e o engajamento em atividades acadêmicas e comunitárias, a promoção de práticas educativas inclusivas e a ampliação das ações extensionistas. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, através de textos e artigos científicos disponíveis em plataformas como Google Acadêmico e SciELO, e a interação entre os pesquisadores e suas experiências.

Palavras-chave


Letramento Digital;Extensão Universitária;Formação. Tecnologias.

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DOI: 10.3895/rts.v20n62.19114

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