Mapeamento da educação financeira das famílias de baixa renda do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Nilton Cesar Lima

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar a educação financeira das famílias de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família, na região geográfica intermediária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, abrangendo 66 municípios. O método envolveu a análise espacial utilizando o software GeoDa. A partir da análise dos componentes principais, os fatores educacionais e socioeconômicos foram obtidos e utilizados na análise do índice de Moran, complementada por suavização com estimativas bayesianas locais e refinamento pela taxa de descoberta falsa (TDF). Os resultados revelaram que o município de Indianópolis apresentou uma associação significativa conforme a inferência ajustada pela TDF, com alto índice educacional correlacionado ao alto índice socioeconômico, sinalizando percepções favoráveis à educação financeira. Para estudos futuros, sugere-se analisar os impactos após o ciclo educacional com a integração da educação financeira nas bases curriculares.

Palavras-chave


Educação financeira; Qualidade educacional; Análise espacial; Bolsa Família

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DOI: 10.3895/rts.v21n63.19005

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