Ensinando em Engenharia: a aprendizagem baseada em projetos dinamizada pela integração entre as áreas STEM

Rodrigo de Paiva Cirilo, Ivoneide Mendes da Silva, Marcelo Brito Carneiro Leão

Resumo


A Indústria 4.0 trouxe mudanças socias e econômicas, impactando a educação em engenharia conforme orientações das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais. Uma das estratégias didáticas que centraliza o processo no estudante e permite uma dinâmica voltada a elaboração de soluções para problemas reais é a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABProj). O objetivo deste estudo foi perceber a mobilização de conhecimentos nas áreas STEM (acrônimo para a integração entre Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática), como propulsora da ABProj, no percurso de uma intervenção implementada em uma disciplina do curso de Engenharia Eletrônica. A pesquisa, de cunho qualitativo, exploratório e desenvolvida sobre os ditames dos Estudos de Caso, teve como instrumentos de coleta de dados um painel de conceitos, rubricas e entrevista de grupo focal. As conclusões indicaram que houve certa integração entre as áreas, apresentando fragilidades para a imersão em conteúdos da matemática.


Palavras-chave


STEM; aprendizagem baseada em projetos; Engineering Design Process; Nvivo.

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DOI: 10.3895/rts.v21n63.19004

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