Contribuições das metodologias ativas para o desenvolvimento da autonomia: interlocuções entre a pedagogia freiriana e a educação CTS
Resumo
Visando a compreensão sobre estratégias que propiciem o desenvolvimento da autonomia do aluno no contexto educativo, este artigo teve como objetivo analisar as relações entre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, os pressupostos da Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e o conceito de autonomia, segundo Paulo Freire. Para isto, realizou-se sob abordagem qualitativa uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados foram analisados tematicamente. Como resultado, observou-se que as metodologias ativas contribuem para o desenvolvimento da autonomia, impulsionando uma educação baseada na construção do senso crítico, da cooperação, da interdisciplinaridade, pautada na relação dialógica e na integração da realidade dos alunos ao conhecimento desenvolvido em sala de aula. Concluiu-se que estes princípios vão ao encontro da pedagogia libertadora freiriana e da Educação CTS, contribuindo para futuras pesquisas e intervenções.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rts.v20n62.18338
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