Classificação de interações com indicadores de engajamento dos estudantes no aprendizado online

Aluisio José Pereira, Alex Sandro Gomes, Tiago Thompsen Primo

Resumo


Este estudo aborda a dificuldade de analisar indicadores do engajamento dos estudantes em atividades de ensino-aprendizagem online. Foi analisado o desempenho de diferentes algoritmos de Aprendizagem de Máquina (AM), combinados com estratégias de comitês de classificadores heterogêneos e homogêneos, para identificar as abordagens mais eficazes na previsão dos níveis de interação dos estudantes. Os resultados indicam que o comitê Boosting com os algoritmos Máquina de Vetor de Suporte (MVS) e Árvore de Decisão (AD) apresentaram melhor desempenho.  Esta estratégia de AM pode ajudar a identificar indicadores do engajamento em atividades de ensino-aprendizagem online.


Palavras-chave


aprendizagem de máquina; comitês de classificadores; indicadores de engajamento; interação;

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DOI: 10.3895/rts.v20n61.17701

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