“Lua, colar, coral e mar”: a hora do conto na biblioteca escolar

Mariana Paranhos de Oliveira, Vanessa Candito, Michele de Souza Fanfa, Maria do Rocio Fontoura Teixeira

Resumo


Este resumo apresenta um estudo que analisa o uso da proposta pedagógica "Hora do Conto" como estratégia para desenvolver a Educação Ambiental com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola no campo, localizada em Nova Santa Rita, RS. Foi realizado um encontro com a contação da história "Lua, Colar, Coral, Mar", do Projeto "Abraça o Mar", que visa incentivar a educação ambiental através da leitura e preservação dos mares. Após as atividades, os alunos compreenderam a importância da preservação dos oceanos, identificaram-se como parte do meio ambiente e não superiores a ele. A "Hora do Conto" foi fundamental para a aprendizagem de cada um, pois permitiu que as crianças se expressassem, e isso contribuiu para o desenvolvimento tanto escolar como social. O uso da ludicidade gerou resultados positivos na aprendizagem e mudança de pensamento dos alunos em relação às temáticas ambientais.


Palavras-chave


Contação de História; Educação Ambiental; Educação do Campo.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v20n61.17400

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr