Desenvolvimento de um sistema e-learning e sua importância para a gestão do conhecimento organizacional

Carla Xavier dos Santos Kaufmann, Roberto Nunes de Aragão, Camila de Souza Pereira-Guizzo, Paulo Soares Figueiredo

Resumo


O objetivo deste trabalho foi discutir a importância da caracterização de um sistema e-learning para a gestão do conhecimento no ambiente organizacional, revelando os principais atores, recursos e a as etapas que fazem parte do processo de aprendizagem. É um estudo de caso, exploratório, que visa contribuir para a literatura de boas práticas em gestão do conhecimento aplicada ao e-learning. Os procedimentos metodológicos envolveram consulta aos gestores globais para obter informações sobre o sistema; a utilização da linguagem UML para análise dos atores do processo do e-learning e as interrelações existentes; e a utilização do fluxograma ANSI para representar o processo da avaliação das necessidades de treinamento. Os resultados contribuíram para a aprendizagem organizacional, fortalecendo a gestão do conhecimento e o alcance de resultados estratégicos.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Educação Corporativa; Treinamento; E-learning

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v20n61.17126

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2024 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr