Uso de Machine Learning para entendimento das relações de consumo no modelo de negócio (SaaS enabled Marketplace) do Olist

Gabriela Amaral de Alencar Leite, Luis Hernan Contreras Pinochet, Vanessa Itacaramby Pardim, Luciana Massaro Onusic

Resumo


O objetivo geral desta pesquisa é identificar os fatores que impactam no review score dado pelo consumidor após a realização da compra via Olist Store, em algum marketplace, por meio da análise de dados e aplicação do modelo de Machine Learning para prever a nota baseada em CSAT. A pesquisa tem natureza preditiva. As técnicas de Machine Learning, Random Forest e Feature Importance foram empregadas e tem um importante papel na interpretação de padrões. Como resultado, verificou-se que a variável expected­_diff, que representa a diferença de dias entre a data que estava prevista para a chegada do produto e a data que realmente chegou, é a de maior importância para todas as categorias, com destaque para beleza/saúde e brinquedos. Tem-se a possibilidade de analisar a classificação do review_score e entender se o mesmo influencia no expected_diff. Por fim, concluiu-se que é de suma importância que empresas que desejam obter vantagem competitiva no ramo do comércio eletrônico invistam em uma boa logística.


Palavras-chave


comércio eletrônico; técnicas de machine learning; categorias de produtos; previsão do review score

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DOI: 10.3895/rts.v20n60.16920

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