Design participativo e economia solidária: em busca de um co-design possível

Helen Vanessa Melezinski, Maíra Fernandes Costa, Mario Lopes Amorim, Wanderley José Deina

Resumo


Reconhecendo as discussões em andamento no movimento da Economia Popular Solidária
no Brasil e tomando como base a pesquisa desenvolvida com a Rede de padarias
comunitárias Fermento na Massa, este artigo conta sobre o retorno das atividades da Rede
pós Covid-19, a aproximação das pesquisadoras com a Rede e a troca que fizemos entre
conhecimentos de design gráfico das pesquisadoras e as experiências como trabalhadoras
da Economia Solidária. A partir disso buscamos discutir as relações entre a prática do design
e a Economia Solidária, dialogando com os conceitos de design participativo e autogestão
na prática da Economia Solidária buscamos refletir sobre as possibilidades de uma prática
de um design mais solidário, co-produzido e buscando maior autonomia das trabalhadoras
nos processos de comunicação e venda.


Palavras-chave


Economia Solidária;Design Participativo;Fazer design;Design social;co- design

Texto completo:

PDF PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n58.16436

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr