Serviços de convivência e fortalecimento de vínculos como espaços potenciais para o desenvolvimento de atividades extensionistas

Adriano Lopes Romero, João Victor Nunes Durço, Rafalle Bonzanini Romero

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte pergunta de pesquisa: “Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs) são espaços potenciais para o desenvolvimento de atividades extensionistas?”. Para isso, utilizamos análise documental, revisão sistemática de literatura e a vivência dos autores enquanto agentes que desenvolvem atividades extensionistas em SCFVs desde 2014. A análise documental indicou um grande número de SCFVs no Brasil, que assistem diferentes grupos de usuários, cujos objetivos específicos podem ser tomados como demandas para atividades de extensão. A revisão sistemática indicou lacunas de pesquisa, tal como o desenvolvimento de ações extensionistas objetivando a divulgação da Ciência, que acreditamos ser promissora no contexto da formação inicial de professores de Ciências. Ao explorar essa lacuna de pesquisa defendemos que os SCFVs são potenciais espaços para o desenvolvimento de atividades de extensão.



Palavras-chave


Centros de Convivência; Curricularização da extensão; Ensino de Ciências; Extensão universitária; Vulnerabilidade social.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n58.16375

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr