Avaliação da formação para a engenharia engajada do LabCTS/ITA: impactos nas/os alunas/os

Cristiano Cordeiro Cruz, John Bernhard Kleba

Resumo


Têm se multiplicado práticas de engenharia não convencionais que buscam algum grau de empoderamento de grupos vulnerabilizados. Elas são chamadas de “engenharias engajadas”. Tais práticas demandam ao menos seis competências além das trabalhadas classicamente nos cursos de engenharia. Neste artigo, são analisados os impactos da disciplina Tecnologia e Sociedade, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, no desenvolvimento dessas competências adicionais. Ela é uma das frentes de atuação do Laboratório de Cidadania e Tecnologias Sociais (LabCTS). Trata-se de uma disciplina obrigatória que articula teoria e extensão. Os impactos dela na formação das/os alunas/os serão analisados a partir de três instrumentos: questionário escrito; entrevistas; e parecer das/os mentoras/es das/os alunas/os. O artigo debate os resultados obtidos em todas as seis grandes competências adicionais, incluindo dificuldades, estratégias para lidar com estas e possibilidades de aprimoramento na atuação do LabCTS.


Palavras-chave


Engenharias engajadas; Educação em engenharia; Formação de competências; Educação CTS; Extensão

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v19n57.16198

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr