A relação do empreendedorismo corporativo com o desempenho organizacional sob a percepção dos empreendedores das startups
Resumo
Objetivo: Analisar a relação das práticas do empreendedorismo corporativo com o desempenho organizacional das startups brasileiras, em estágio inicial, da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores. Originalidade/valor: A alta competitividade entre as empresas, derivada das constantes mudanças tecnológicas e do mercado cada vez mais exigente por produtividade, qualidade e redução de custos, tem penalizado um percentual elevado de startups da área de tecnologia de informação, fazendo com que elas sejam descontinuadas em um curto espaço de tempo. Desta forma, a pesquisa visa analisar o empreendedorismo corporativo como agente positivo no desempenho organizacional e sustentabilidade das startups. Design/metodologia/abordagem: Esta pesquisa é caracterizada como qualitativa, descritiva, estudo de caso múltiplo. Os critérios adotados para seleção das unidades de análise foram a acessibilidade e a tipicidade. A coleta de dados foi realizada por meio da criação do roteiro de entrevista. Na análise dos dados aplicaram-se os procedimentos da análise de conteúdo. Foram selecionados 13 (treze) sujeitos de pesquisa, CTO e CEO, atuantes em 13 (treze) diferentes startups. Resultados: Os resultados da pesquisa apontam que o constructo empreendedorismo corporativo promove a liberdade de ideias e poder para a tomada de decisão dos colaboradores, e desta forma, aumenta a velocidade de resposta ao cliente, impactando de forma positiva no desempenho organizacional.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rts.v20n61.15841
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