A política nacional de educação ambiental e suas implicações na implementação da política nacional de resíduos sólidos

Arlinda Cezar Matos

Resumo


Este artigo parte do pressuposto que a Educação Ambiental como instrumento de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS não tem cumprido seu papel transformador de comportamentos pelo simples fato de que sua Política Nacional não foi ainda implementada conforme a lei tutela. O objetivo foi apontar os reflexos negativos que o apagamento da Educação Ambiental no cenário político e pedagógico atual tem significado para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, implicando em resultados insignificantes na gestão de resíduos, especialmente, na coleta seletiva das cidades brasileiras. Para tanto, foram analisadas publicações, políticas públicas de educação ambiental e de resíduos sólidos, bem como outros instrumentos relevantes publicados após 2010. Os resultados apontam que a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos não pode estar desvinculada da Política Nacional de Educação Ambiental e que esta é o principal instrumento capaz de garantir o cumprimento das suas metas.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Políticas Públicas; Gestão; Coleta Seletiva

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DOI: 10.3895/rts.v18n53.15797

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