Conhecimento em conteúdo, tecnologia e sua interrelação: uma discussão no ensino superior sobre o papel docente para a aprendizagem discente
Resumo
Este artigo discute o papel do docente, seu conhecimento sobre o conteúdo da área que atua e o uso das tecnologias para a aprendizagem dos estudantes no ensino superior, como requisitos de atuação. Foi analisado no contexto do framework Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK), aprofundando no conhecimento do conteúdo (CK), das tecnologias (TK) e sua interrelação (TCK) e contextualizando e relacionando o papel docente ao seu conhecimento do conteúdo e da tecnologia para o aprendizado do aluno no ensino superior. Esta pesquisa é classificada como um estudo exploratório, com revisão de literatura, de natureza quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam para a necessidade de uma educação contextualizada ao mundo digital, com docentes fluentes em conhecimento de conteúdo e tecnológico (TCK), cuja ação docente vá em direção a uma aprendizagem mediada pelas tecnologias. Concluiu-se que a docência junto a sociedade contemporânea deve ressignificar seu papel como educador.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v19n56.15044
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.