Tecnologia social e institutos federais de educação no Brasil: um mapeamento na base transforma da Fundação Banco do Brasil
Resumo
Diante da necessidade de soluções voltadas às demandas sociais e de sustentabilidade, a Tecnologia Social (TS) se torna uma possibilidade para a diminuição de desigualdades sociais e econômicas. O presente artigo, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, analisa a produção dos Institutos Federais no desenvolvimento de Tecnologia Social, tendo como base inovações, sejam elas de processo ou de produto, que foram certificadas pela Fundação Banco do Brasil e disponibilizadas no Banco de Tecnologia Social, denominado Transforma. Das mais de mil tecnologias certificadas que compõe o banco de TS, constatou-se cinco com titularidades ligadas aos Institutos Federais de Educação Tecnológica, tendo estas a predominância da temática Educação nas soluções apresentadas e a sua correlação com ações ambientais que impactam no atendimento de objetivos de sustentabilidades importantes. Neste contexto, observou-se que, nos Institutos Federais além do conhecimento técnico, é importante o desenvolvimento de profissionais com olhar para a sociedade e os desafios de natureza socioambiental.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rts.v19n55.15018
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