A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura

Rodrigo da Silva Martins, Ingrid Ribeiro da Gama Rangel

Resumo


Questões referentes a tecnologias digitais têm feito parte de discussões acadêmicas sobre ensino e aprendizagem no contexto escolar de nível médio. Assim, de forma mais específica, este artigo objetiva analisar como as tecnologias digitais têm sido adotadas de forma prática na Educação Física escolar de nível médio no cenário brasileiro. A fim de alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma Revisão Sistematizada da Literatura (RSzL) em três bases de dados utilizando strings de busca e questões norteadoras. Os resultados indicam que a adoção de tecnologias digitais em aulas de Educação Física no Ensino Médio podem estimular a colaboração, o pensamento crítico e o engajamento de estudantes. Entretanto, aspectos metodológicos, estruturais e conhecimentos docentes insuficientes sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDC) podem ser fatores limitadores da aprendizagem. Neste sentido, pesquisas envolvendo propostas práticas de intervenção podem aprofundar a compreensão sobre o tema e gerar conhecimentos didáticos para a atuação pedagógica.

 

                     

Palavras-chave


Tecnologias digitais; Educação Física escolar; Ensino Médio

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DOI: 10.3895/rts.v18n51.14944

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