Das escolas de aprendizes artífices à Universidade Tecnológica Federal do Paraná: percursos da educação tecnológica no Brasil

Luiz Marcelo de Lara, Luiz Alberto Pilatti, Celso Bilynkievycz dos Santos, Bruno Pedroso

Resumo


O presente estudo tem como objetivo tracejar o percurso da educação tecnológica brasileira até a implantação da primeira universidade tecnológica. Trata-se de um estudo documental, qualitativo e de natureza exploratória. O corpus de pesquisa é composto majoritariamente por leis. Constatou-se que a única universidade tecnológica do Brasil, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é parte de um movimento interno produzido no Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) em função da desconstrução do modelo de ensino técnico, durante o Governo de Fernando Henrique Cardoso, no qual era pautada a atuação da Instituição. A ideia de universidade tecnológica não teve eco em nenhum governo desde a transformação da UTFPR, nem mesmo no governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que foi responsável pela introdução do modelo. Conclui-se que a UTFPR não foi uma política de estado e, até o presente, não existe intenção política da criação de novas universidades tecnológicas.


Palavras-chave


Universidade Tecnológica; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Escolas de Aprendizes Artífices; Políticas educacionais; Educação tecnológica.

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DOI: 10.3895/rts.v17n49.14437

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