Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar

Marta de Oliveira Rodrigues, Armando Loureiro, Maria João Carvalho

Resumo


A implementação de plataformas digitais em contexto educacional visa aprimorar, entre outros, os processos de gestão e administração escolar. Este estudo apresenta um mapeamento sistemático de literatura sobre os usos de plataformas digitais na gestão das instituições escolares com o intuito de responder à pergunta de investigação “Qual o papel dos/as diretores/as escolares na integração das plataformas digitais na gestão educacional?”. Pretende-se conhecer como o tema tem sido destacado na literatura, no período de 2000-2018, atentando dois marcos históricos no sistema escolar português. Através da recolha de publicações científicas em 4 bases de dados, a investigação centrou-se no estudo de 28 artigos através de um processo de análise de conteúdo. Os resultados apontam que os/as diretores/as escolares podem contribuir para uma otimização da gestão educacional. Foram ainda identificados constrangimentos e fatores facilitadores nos processos de implementação das tecnologias educativas. 


Palavras-chave


Mapeamento sistemático de literatura; Plataformas digitais; Gestão educacional; Diretor/a escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v18n50.13922

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr