Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura

Dennys Leite Maia, Rodolfo Araújo de Carvalho, Veridiana Kelin Appelt

Resumo


A abordagem STEAM tem sido central nas discussões sobre inovação educacional. O objetivo deste trabalho é levantar trabalhos acadêmicos acerca de práticas em abordagem STEAM desenvolvidas na Educação Básica brasileira, com vistas a construir um construto teórico-metodológico. O levantamento foi realizado na base Google Scholar com a definição de algumas strings de buscas e os achados categorizadas conforme questões de pesquisa. Os resultados indicam que as poucas práticas de abordagem STEAM, desenvolvidas no Brasil, são alinhadas à metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), associada à Cultura Maker, com ênfase na disciplina de Ciências. As experiências são majoritariamente implementadas no Ensino Médio e nas regiões Sudeste e Sul. Os resultados sugerem que a abordagem STEAM gera ganhos ao desenvolver a autonomia e criatividade discente, além de favorecer aprendizagem por meio experimentação e criação e de forma interdisciplinar. Ademais, é preciso difundir as práticas em abordagem STEAM em outras regiões do Brasil, em especial aquelas com menor desenvolvimento econômico e social, como é o caso das regiões Norte e Nordeste.

Palavras-chave


Abordagem STEAM; STEM; Tecnologia Educacional; Metodologia Ativa; Inovação Educacional

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DOI: 10.3895/rts.v17n49.13536

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