A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v19n55.13465
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.