A realização de convênios para fins de inovação: um estudo de impactos para a universidade segundo o ponto de vista dos docentes na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Claudia Naomi Sakashita, André Sica de Campos, Ana Maria Nunes Gimenez

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de pesquisa que investigou o envolvimento de docentes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com convênios e parcerias com instituições externas. Com base em pesquisa exploratória e qualitativa, ancorada em revisão de literatura e em entrevistas semiestruturadas, buscou-se compreender os impactos (positivos e negativos) dessa relação para as atividades de ensino e pesquisa. O foco foi o ponto de vista docentes da Faculdade de Educação (FE) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC). Os resultados indicam que, embora seja um tema que suscite muitas controvérsias, os docentes percebem que as parcerias podem agregar valores positivos para a Universidade, contribuindo para a circulação e o intercâmbio de recursos humanos, podendo inclusive colocar novos desafios e temas para serem investigados, entre outras contribuições. Entre os aspectos negativos apontados estão a sobrecarga de trabalho e a ausência em sala de aula.

 

 


Palavras-chave


Interação;Universidade;Sociedade;Missão

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DOI: 10.3895/rts.v19n55.13465

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