Evolução e tendências das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias

Juliana Matte, Vandoir Welchen, Luana Folchini da Costa, Ana Cristina Fachinelli, Daniel Hank Miri, Cassiane Chais, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Teorias de adoção e aceitação de tecnologias procuram examinar fatores que influenciam o consumidor a adquirir ou aceitar um produto. As tecnologias são desenvolvidas, evoluem, mas para sobreviver, uma fase do seu ciclo de vida é a aceitação. Dessa forma, diferentes teorias estudam esse tema sob diferentes olhares: Teoria de Difusão da Inovação, Teoria da Ação Racional, Teoria do Comportamento Planejado, Modelo de Aceitação de Tecnologia, Modelo de Aceitação de Tecnologia 2, Modelo de Aceitação de Tecnologia 3 e Teoria Unificada da Aceitação e Utilização da Tecnologia. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a evolução das teorias de adoção e aceitação de novas tecnologias. Foi empregado o método SystematicSearchFlow (SSF), com a análise de 145 artigos. Os resultados mostram que as teorias iniciais se preocupavam com o indivíduo ou características do produto com relação à utilidade, facilidade e qualidade. As teorias mais recentes exploraram aspectos como o desempenho e eficácia, direcionando novos estudos para essa perspectiva.


Palavras-chave


Teoria de Adoção; Teoria de Aceitação; TAM; UTAUT; Revisão Sistemática

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DOI: 10.3895/rts.v17n49.13364

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