Análise do IDEB e do IDHM ‒ educação em Campos dos Goytacazes (RJ)

Gisele Maria Viana Martins, Romeu e Silva Neto, Eduardo Shimoda, Karine Castelano

Resumo


Buscou-se analisar a evolução do comportamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), em Campos dos Goytacazes, entre 2000 e 2017, a fim de problematizar a qualidade da educação. Foi realizado um estudo comparativo da evolução desses índices, buscando suas similaridades e diferenças. Utilizaram-se pesquisas bibliográficas de dissertações, teses, documentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. A pesquisa aponta não ser possível observar uma correlação direta entre o IDHM e o IDEB, pois apenas o primeiro teve evolução significativa entre 1991 e 2010. Percebeu-se a necessidade de um maior investimento, a fim de alcançar melhores patamares educacionais.


Palavras-chave


Educação; Qualidade; Estado do Rio de Janeiro.

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DOI: 10.3895/rts.v17n47.12629

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