Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade

Alysson Ramos Artuso, Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Roberta Suero

Resumo


Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visam entender conjuntamente os aspectos sociais, científicos e tecnológicos sobre seus objetos de pesquisa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor um olhar do livro didático como uma tecnologia no processo ensino aprendizagem. Como trabalho teórico, sua metodologia parte do arcabouço dos estudos CTS para promover uma discussão de base. Nesta perspectiva, entende-se o livro didático como um artefato tecnológico com propósito que leva conhecimento ao seu público alvo, inserido em uma organização social e como partícipe da cultura escolar. Ao encará-lo como uma tecnologia no campo CTS, trata-se o livro didático sob diversos ângulos – pedagógicos, políticos, econômicos, sociais – e em sua inter-relação com a ciência e sociedade. Assim, a discussão evidencia aspectos pouco problematizados do livro didático, como sua produção ser feita para atender prioritariamente a expectativas de editores e avaliadores do MEC e não às necessidades de professores e estudantes. Outro exemplo é o seu uso como forma de implementar políticas públicas educacionais com ganho de capital político para os governantes de ocasião, aproveitando-se de falhas da formação docente para instituir um currículo oficial.


Palavras-chave


Manuais escolares; Tecnologia; CTS; Políticas públicas

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DOI: 10.3895/rts.v16n42.11351

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