Luteria digital experimental: singularização de instrumentos digitais em contexto pós-industrial

Raydson Alexandre Tozzo de Deus, Eduardo Nespoli

Resumo


O artigo analisa a aproximação entre arte e tecnologia por meio do estudo dos processos criativos relacionados à luteria digital experimental. Para tanto, observa-se que o trabalho criativo realizado pelo luthier de instrumentos experimentais possui caráter manual, remetendo o processo de construção a um tipo de prática artesanal que, porém, utiliza componentes industrializados como material preliminar. Neste contexto de criação, o luthier explora procedimentos de permutação de componentes eletrônicos padronizados,  buscando alcançar resultados estéticos singulares. Partindo desse jogo de combinações, o construtor de instrumentos experimentais integra arte e tecnologia em uma instância guiada pela valoração estética do objeto, adquirindo, deste modo, o ponto de abertura que lhe permite verificar o objeto tecnológico enquanto algo assimétrico, singular  e ajustável aos sentidos que se deseja produzir.


Palavras-chave


Arte; Música; Tecnologia; Luteria experimental

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DOI: 10.3895/rts.v16n45.11343

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