Aprendizagem e gestão de práticas eco-inovadoras: um estudo de caso em uma Associação de Reciclagem

Danielle Denes Santos, Yara Lúcia Mazziotti Bulgacov, Franciely Chropacz

Resumo


Esse artigo objetiva descrever as práticas de gestão em uma associação de reciclagem, enfatizando, nesse processo, as práticas eco-inovadoras. A compreensão das práticas de gestão em uma associação de reciclagem traz contribuições ao estudo das práticas, pois os próprios associados trabalham e gerenciam o empreendimento. O entendimento das práticas eco-inovadoras colabora para que os atores produzam e reproduzam as práticas de gestão ambiental no campo. Para compreender como ocorrem e se efetivam essas práticas, utilizou-se observação direita e participação da pesquisadora em campo, bem como a leitura qualitativa dos dados, captados no decorrer do ano de 2017. A pesquisa contribui para revelar as práticas de gestão e de eco-inovação no ambiente associativista.  Os resultados mostram que a associação é um local de conhecimento e desenvolvimento de práticas, que além de garantirem a sobrevivência de seus integrantes, alcançam resultados relevantes do ponto de vista ambiental.


Palavras-chave


Aprendizagem; Eco-inovação; Reciclagem

Texto completo:

PDF


DOI: 10.3895/rts.v17n48.11082

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 CC-BY

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr