Conhecimento, design e tecnologia: uma reflexão nas concepções de Hume, Kant e Foucault
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão filosófica sobre os modos de encarar o conhecimento em Design e Tecnologia, em especial no tocante às diferentes interpretações acerca da relação entre o pensar e o fazer. O objetivo geral não consiste em propor princípios ou categorias epistemológicas; em vez disso, trata-se de explicitar a variedade (e mesmo a dispersão) de interpretações possíveis sobre o tema que possam aprimorar diálogos e debates vinculados ao desenvolvimento da sociedade. Após a apresentação da pauta em questão, a Revisão Bibliográfica delineia o viés a partir do qual é encarada a produção do conhecimento. Na sequência, o artigo elenca três enunciados recorrentes na esfera acadêmica e não-acadêmica do Design, estabelece esse discurso como critério de análise e relaciona os enunciados a três concepções filosóficas distintas acerca do conhecimento estabelecidas por Hume, Kant e Foucault. A partir dessa relação, por fim, apresenta a proposição provisória de que o próprio modo de encarar o conhecimento é o que torna cada tipo de conhecimento particularmente relevante.
Palavras-chave
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PDFDOI: 10.3895/rts.v17n46.10973
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