Participação social em ciência e tecnologia: uma breve reflexão sob a perspectiva CTS
Resumo
Ao pensar o fortalecimento da relação ciência-sociedade no contexto da comunicação social e da divulgação científica, este trabalho analisa o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com foco na democratização do conhecimento. Mediante uma abordagem qualitativa e bibliográfica, são discutidas possibilidades de que a participação social seja efetiva na formulação de políticas públicas de ciência e tecnologia (C&T). Isso é feito a partir de um diagnóstico de que o CTS procura desmistificar a inacessibilidade de C&T para a sociedade – pela noção de que ela própria, concomitantemente, demanda e oferta C&T, de forma a empoderar o conhecimento científico. Por outro lado, enfrenta desafios para disseminar conhecimento que contribua para suplantar o embate com informações falsas propagadas especialmente no ambiente digital e para a humanização de C&T, ou seja, a compreensão de que o desenvolvimento social oriundo delas não é linear, mas sujeito a questionamentos.
Palavras-chave
Ciência, Tecnologia e Sociedade; Divulgação científica; Comunicação social; Políticas públicas; Educação
Texto completo:
PDFDOI: 10.3895/rts.v17n47.10619
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 CC-BY
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.