EDIÇÃO ESPECIAL – ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA (RE)CONSTRUÇÕES DIALÓGICAS ENTRE UNIVERSIDADE(S) E COMUNIDADE (S)

Editores: Maclovia Silva (UTFPR), Marilene Zazula Beatriz (UTFPR), Milena Pavan Serafin (UNICAMP), Armindo dos Santos de Sousa Teodósio (PUC Campinas)

 

A recepção dos artigos para a edição especial ocorrerá de 01/11/2022 até 15/02/2023. A avaliação e o resultado final se darão até 12 de maio de 2023, para editoração e publicação no terceiro trimestre de 2023 (jul/set).

 

Os artigos deverão ser submetidos no site da Revista Tecnologia e Sociedade -seção temática -https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/about/submissions#onlineSubmissions. O texto e a formatação do artigo a ser submetido devem atender às Diretrizes para Autores (normas) da revista. 

Enfoque temático dos artigos:

 

A Universidade assume um papel importante na produção de Ciência e Tecnologia (C&T), e dentre suas missões, está a de construir maneiras de articular a C&T com os atores e atrizes da sociedade. Neste seguimento, as atividades da comunidade científica de ensino, pesquisa e extensão são meios para fazer o estabelecimento desses vínculos. A realização das práticas de ensino envolvem ações extensionistas, sempre de forma indissociável à pesquisa, o que possibilita a abertura da universidade ao processo dialógico com as comunidades, suas demandas, seus saberes e conhecimentos. Com o diálogo entre distintos públicos para responder às dinâmicas institucionais, sociais, políticas, culturais, econômicas e ambientais, é possível elaborar, de forma conjunta, empreendimentos, projetos e trabalhos de C&T orientados aos desenvolvimentos locais, estudos das implicações técnicas e científicas de arranjos. Desta forma, podem ser valorizados os conhecimentos e as tecnologias populares, além daqueles que podem usufruir da tecnociência hegemônica para transformar os modos de produzir, consumir e distribuir as mercadorias.

Diante disso, convidamos a comunidade interessada a participar desta edição especial que tem como objetivo reunir trabalhos que abordem as relações dialógicas entre a academia e a sociedade, considerando as atividades de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica. A Revista Tecnologia e Sociedade (ISSN: 1984-3526) tem como missão contribuir para o entendimento das múltiplas e complexas relações entre a tecnologia e a sociedade, mediante a divulgação de pesquisas e análises teóricas, que possam enriquecer diálogos e debates voltados à promoção da sustentabilidade, da equidade, da justiça, da cidadania e dos direitos.



ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr