Matemática: uma descoberta para a vida

Maricleide do Rocio Neris de Senne, Adriana Alibosek Censi, Rosimery de Lara Demetrio, Arandi Ginane Bezerra Júnior

Resumo


O presente artigo tem como proposta relatar o trabalho de alfabetização matemática realizado com alunos do ensino fundamental da escola municipal Ritta Anna Cássia, em Curitiba-PR. O objetivo do trabalho é desenvolver e proporcionar situações e problemas que relacionem a matemática ao cotidiano, de forma que o aluno não tenha que se limitar apenas ao conhecimento formal das definições. Defende-se a idéia de que a escola deva oferecer situações signiflcativas e interessantes que levem os alunos a íntegrarem a matemática às suas vivências diárias e assim construírem o seu próprio conhecimento a partir da compreensão e não apenas da memorização. São descritas atividades específicas que podem contribuir na formação de indivíduos mais reflexivos, independentes e confiantes em seus conhecimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr